APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO

APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO

Em resposta à escalada de custos para obtenção de sistemas cada vez mais sofisticados e dos custos crescentes para apoio e operação ao longo dos seus empregos, associado à orçamentos cada vez mais restritos, foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, na década de 70, um processo de gerência unificada e disciplinada e uma metodologia de análise para as disciplinas técnicas de logística, com a finalidade de planejar e desenvolver o apoio para o equipamento a ser obtido, ao longo de toda a sua vida. Este processo denomina-se APOIO LOGÍSTICO INTEGRADO (ALI). 

A aplicação do Apoio Logístico Integrado vem sendo praticada pelo mundo desenvolvido em todos os projetos mais complexos de obtenção de sistemas militares. Frequentemente, também, veio sendo empregado pela indústria, em virtude das reconhecidas vantagens que proporciona (ainda que com denominações diferentesIntegrated Product Teams (IPT); ou times multifuncionais alocados às unidades,  por exemplo) ao processo produtivo.

Deve ser bem entendido que Apoio Logístico Integrado é a expressão usada especificamente para definir o novo processo. Não tem um significado vago ou genérico, como pode parecer a primeira vista. Além de um processo (ou metodologia),  é também um Programa (O Programa do ALI), perfeitamente definidos e padronizados, que não podem ser confundidos  como simples apoio logístico.

O qualificativo de Integrado é entendido como integrado tanto ao design, podendo até mesmo condicioná-lo, quanto a todos os demais estágios da obtenção de um sistema ou equipamento 

O   ALI

Um processo legal!

"(1) Abordagem disciplinada, unificada e iterativa, do gerenciamento e atividades técnicas necessárias para (1) integrar considerações de apoio aos projetos de sistemas e equipamentos; (2) desenvolver requisitos de apoio que são consistentemente relacionados aos objetivos de prontidão, ao projeto e entre si; (3) obter o referido apoio; (4) prover o apoio necessário durante a fase operacional ao custo mínimo."

Fonte: Defense Systems Management College, um dos principais elementos da Defense Acquisition University.

Objetivos do ALI

     A organização de ALI faz parte integrante do esforço de engenharia para o projeto de sistemas militares. Os engenheiros de logística trabalham lado a lado com os engenheiros projetistas para assegurar que o apoio seja considerado no processo. Os principais objetivos do ALI  são:

-         influenciar o projeto técnico, tão cedo quanto possível, para ser eficaz;

-         desenvolver os requisitos de apoio logístico;

-         adquirir os recursos; e

-         prover o apoio necessário ao sistema em serviço a um custo compatível.

capetti@terra.com.br

PRONTIDÃO OPERATIVA

=

CONFIABILIDADE

+

MANUTENIBILIDADE

contato